top of page
decorraizII_28.jpg

De regresso à rotina: como retomar hábitos saudáveis sem culpasDe regresso à rotina: como retomar hábitos saudáveis sem culpas

  • sofiarodrigues90
  • Sep 5
  • 2 min read

ree

As férias são momentos de pausa, convívio e descontração. É natural que os horários fiquem menos rígidos e que a alimentação seja marcada por petiscos, refeições fora de casa e até alguns excessos. O desafio surge quando chega a hora de retomar a rotina: como voltar a uma alimentação equilibrada sem cair em culpas ou restrições exageradas? Não há necessidade (nem devemos!) de “compensar” os exageros com dietas restritivas, o mais importante é regressar gradualmente a hábitos consistentes, saudáveis e sustentáveis.


O primeiro passo é reconhecer os princípios básicos para uma alimentação saudável: variedade e equilíbrio. Inclua diariamente nas refeições frutas, legumes, leguminosas, cereais integrais, carne, peixe, ovos, laticínios ou as alternativas vegetais… De tudo um pouco e nas quantidades adequadas para si, não há alimentos proibidos!


Muitas vezes negligenciada nas férias, um bom estado de hidratação tem impacto na concentração, atenção e humor. Por isso, não se esqueça de beber água – arranje uma garrafa pequena reutilizável que está na secretária do seu trabalho e aproveite para se levantar e encher a garrafa ao longo do dia, fazendo “pausas ativas”; aromatize com pepino, limão, hortelã, canela ou outros; utilize lembretes para não se esquecer de se hidratar.


De forma a entrar novamente na rotina de trabalho ou de estudo, a organização e o planeamento podem ser os seus aliados:

- Planeie as refeições e reserve umas horas no fim-de-semana para as preparar (p.e. um tabuleiro de legumes e batata no forno, uma panela de arroz para acompanhar a proteína, uma quiche ou uns queques de ovo para refeições mais rápidas, panquecas caseiras para os lanches)

- Faça uma lista de compras inteligente com base no planeamento das suas refeições, priorizando os alimentos frescos, sazonais e pouco processados. Não se esqueça de snacks saudáveis (frutos oleaginosos, iogurte natural, tostas integrais, fruta)


O regresso à rotina não deve ser encarado como castigo ou “detox” obrigatório. A chave está na consistência dos bons hábitos, sem radicalismos, mas com espaço para momentos de prazer. Aliado a hábitos alimentares saudáveis, nunca nos devemos esquecer de uma boa higiene de sono e da prática de atividade física, que também serão importantes para a gestão do stress e ansiedade.


Se sentir alguma dificuldade em retomar a rotina ou em adotar hábitos mais equilibrados, lembre-se: Estamos aqui para apoiar e ajudar a encontrar estratégias que funcionem no seu dia a dia. Cada passo conta!



Rita Neves,

Nutricionista, Membro da Ordem dos Nutricionistas nº4179N

 
 
 

Comments


bottom of page